Qual o salário de um Piloto de Helicóptero ?

Para saber quanto ganha um piloto de helicóptero devemos primeiramente conhecer os tipos de carreira que um piloto pode seguir.

Existem variáveis no que se diz respeito ao salário de um piloto de helicóptero, vamos conhecer aqui as principais categorias e variáveis da grade salarial de um piloto de helicóptero.

Podemos dividir a grade salarial dos pilotos de helicóptero da seguinte maneira:

  • – Piloto Executivo
  • – Piloto de Táxi Aéreo (Off-shore)
  • – Piloto Repórter Aéreo
  • – Piloto Militar

Alguns fatores analisados que determinam o valor salarial do piloto de helicóptero são:

  • – Experiência – medidos através da quantidade de horas voadas.
  • – Tipo do Helicóptero utilizado – Pistão, Monoturbina ou Biturbina.
  • – Tipo de contrato entre piloto e empregador – Público ou Privado.

Piloto Executivo

O salário do Piloto Executivo, ou “Piloto Familiar”, gira em torno de R$ 18.000. Diferentemente do piloto de helicóptero empregado de uma empresa, o piloto “familiar” deve estar disponível todos os dias do ano para o seu patrão, embora voe em média 30% de seu tempo de trabalho. Aproximadamente dez pilotos brasileiros “familiares” ganhariam até R$ 40.000. As principais atividades de um piloto executivo está no transporte de diretores e VIPs de empresas, além de empresários particulares.

Os co-pilotos executivos recebem em torno de R$ 8.000.

Piloto de Táxi Aéreo (OffShore)

O Piloto de Helicóptero de uma empresa de Táxi Aéreo começa com R$ 2.300 e já deve ter uma experiência de ao menos 500 horas de voo; somente após muitas horas de vôo, poderá ter um salário mensal de R$ 12.000/13.000. Uma parcela variável de seu salário funciona como uma comissão e depende do tipo de helicóptero utilizado e da quantidade de horas de vôo efetuadas no mês. O tratamento do co-piloto corresponde à metade daquele recebido pelo piloto, salvo se for considerado aprendiz em formação; nesse caso, não recebe nada.

Um dos status mais aclamados pelos pilotos de helicóptero, é o de Piloto Offshore. Esses pilotos trabalham para empresas de Táxi Aéreo, que por sua vez são contratadas por empresas como a Petrobras que precisam de um atendimento impecável em termos de segurança e qualidade de serviço, colocando o piloto offshore em uma posição salarial bastante decente – salário em torno de R$ 13.000, direito a 15 dias de folga por mês, todas as vantagens atinentes a um contrato formal de trabalho e não pode trabalhar mais de 11 horas por dia. 

O salário de um co-piloto offshore é de aproximadamente R$ 6.000, deixando-o em uma situação confortável em relação à média dos salários brasileiros.

Variação do preço conforme helicóptero:

Helicópteros a Pistão (pequeno porte)
Ex: Robinson R22, R44
Faixa Salarial de R$ 4.000,00 à R$ 6.000,00

Helicópteros Monoturbina (médio porte)
Ex: Bell Jet Ranger BH-06, Eurocopter Colibri EC120
Faixa Salarial de R$ 8.000,00 à R$ 10.000,00

Helicópteros Monoturbina (grande/médio porte)
Ex: Esquilo B2, B3 e B4, Bell 407 , BH-07
Faixa Salarial de R$ 10.000,00 à R$ 15.000,00

Helicópteros Biturbina (grande porte)
Ex: Agusta A109, Bell 430, Dauphin AS65
Faixa Salarial de R$ 20.000,00 à R$ 25.000,00

Piloto Reporter Aéreo

Este piloto acompanha os jornalistas e fazem coberturas aéreas de notícias principalmente para Telejornais. Estes pilotos podem ser classificados em duas classes, estagiário e empregado.

Ao iniciar como estagiário, é necessário acumular horas de voo e experiência em cobertura de ocorrências/notícias, por isso, na maior parte do tempo exerce sua profissão gratuitamente, igualmente ao co-piloto. Já o piloto empregado “formal” trabalha para uma cadeia de televisão e tem o salário em torno de R$ 5.000,00 à R$ 12.000,00.

Piloto Militar

O salário de um Piloto Militar corresponde ao seu nível e cargo ocupado no exército. Seu salário está entre R$ 5.500,00 à R$ 7.000,00. Sua experiência também conta no valor do salarial. A vantagem do piloto militar está na estabilidade financeira garantida, por se tratar de um cargo público, mas mesmo assim, muitos pilotos após conseguirem grandes números de horas voadas e experiência, optam pela Offshore, por causa dos grandes salários.

Investimento x desafio

O grande problema na carreira de um piloto de helicóptero está em seu início, existem zonas imprecisas que geram grandes diferenças salarias dos membros de uma mesma profissão, isso dificulta a dedicação de um piloto estudante ou até mesmo de um co-piloto a conseguir uma vaga de trabalho, mesmo com as vagas sobrando, pois o investimento inicial é muito alto.